terça-feira, 16 de agosto de 2011

"panis et circenses" ... e a história continua

 Até parece que hoje foi dia de eleição e acabamos de ver nossos candidatos derrotados no pleito.
Mas por incrível que pareça, é ainda pior.
Acabamos de ver os candidatos em quem muitos de nós depositamos confiança, uma confiança cega como é notório em política, zombando da nossa cara, dando uma banana gigante para as nossas esperanças e os valores depositados em seus nomes.

Indignação, revolta, repúdia, são alguns dos sentimentos que tornaram-se visíveis nos olhos daqueles que acompanhavam ansiosos (do lado de fora) a votação de hoje na Câmara de Rio Preto.
O projeto dos Cargos comissionados, os apadrinhados como são  conhecidos, foi aprovado por quase unanimidade. Apenas três votos em favor da dignidade, apenas três legítimos representantes do povo tiveram coragem e dignidade suficientes para falar em seu nome e defender sua vontade.

Treze foi o número da derrota. Ou da vitória.
A vitória apenas de mais um projeto, a custas de manobras sujas, como tantas da atual administração. Mas treze também foi o número da verdade, daqueles que hoje mostraram a cara ao povo deixando cair a máscara do populismo e da demagogia que os elegeram, a verdade de sabermos que nem sempre nossas escolhas são acertadas mas que sempre há tempo para novas tentativas.

O que se viu hoje foi lamentável e ao mesmo tempo louvável.
Do lado de dentro da "Casa do povo" via-se a Ditadura da Democracia, o autoritarismo covarde de quem teme a massa mas finge não precisar dela, mesmo tendo sido escolhido por ela.
Do lado de fora via-se a Democracia florescendo, algo raro em nossa cidade até então, quiçá um primeiro movimento, tão autêntico e legítimo quanto a força que detém um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário